Avançar
5 dicas para criar nas crianças o gosto pela leitura. - Alma dos Livros

5 dicas para criar nas crianças o gosto pela leitura.

Num mundo repleto de estímulos eletrónicos, incentivar os mais pequenos a ler é hoje um enorme desafio para muitos pais, educadores e professores. Ainda assim, motivá-los para a leitura não só não é impossível como é mais simples do que possa pensar. Confira já a seguir 5 estratégias criativas para incentivar as crianças a ler.

  • Deixe-o/a folhear

A interação das crianças com os livros pode e deve começar logo nos primeiros meses de vida. Quanto mais cedo os bebés começarem a interagir com os livros, melhor. O manuseio de livros, sejam eles de plástico, pano ou papel são importantes para que os mais pequenos comecem desde cedo a manipular e a explorar o objeto que têm em mãos. Isso contribuirá de forma decisiva para ampliar o seu vocabulário e despertar a sua imaginação.

  • Dê o exemplo

Estabelecer com os filhos determinados momentos para a leitura, por exemplo durante o banho ou ao deitar, ajuda a criar rotinas e hábitos de leitura nos mais novos. É igualmente importante que também os pais demonstrem interesse pelos livros. Pais que leem servem de exemplo para os filhos, que reconhecem coerência entre o que os pais dizem e o que fazem. Pais leitores criam filhos leitores.

  • Explorem as personagens

Dar vida às personagens, seja usando apenas a voz ou procurando adereços e vestuário apropriado, desenhar e pintar os protagonistas da história, proporcionar diálogos sobre o desenrolar dos acontecimentos, estimular trocas de livros e visitar bibliotecas ou livrarias são atividades que podem ser levadas a cabo para incutir nos mais pequenos o gosto pela leitura.

  • A escolha é deles

Respeitar o gosto das crianças é fundamental. Numa primeira fase, os livros com muitas ilustrações serão do agrado de todos e durante a primeira infância, à medida que o processo de alfabetização se aproxima, o ideal é ir adaptando as escolhas aos interesses das crianças. Ao fazê-lo, os hábitos de leitura continuarão a ser percecionados como divertidos. Para os pequenos leitores/as, entrar em contacto com os livros certos na hora certa pode fazer toda a diferença.

  • Saiam de casa

Muitas livrarias, festivais literários e eventos culturais como feiras do livro e lançamentos incluem nas suas atividades o encontro de autores e leitores, por vezes com programas ajustados aos mais pequenos. Falamos das famosas Horas do Conto e/ou de Leituras Encenadas, por exemplo, duas iniciativas que costumam agradar bastante às crianças. Esteja atento/a à agenda cultural da sua zona de residência e participe(m).

Anterior Estratégias para ouvir quando as crianças não falam

Deixe um comentário

Comentário sujeito a aprovação.

* Campos obrigatórios