Avançar
10 dicas que promovem a saúde mental no trabalho - Alma dos Livros

10 dicas que promovem a saúde mental no trabalho

No novo livro de Thijs Launspach, Vive a Tua Vida e o Resto que se F*da, o especialista em saúde mental, gestão de stress e burnout apresenta vários conselhos para mantermos a sanidade mental num mundo conturbado.

Vivemos num mundo de loucos, afirma o autor. Mesmo além do que se passa no panorama mundial, vivemos tempos confusos na nossa própria existência diária. (…) Neste nosso mundo conturbado, precisamos, mais do que nunca, de nos mantermos fortes. (…) A nossa linha de defesa é a resiliência mental.

Por isso, partilhamos consigo 10 dicas simples para trabalhar de forma mentalmente saudável.

Faça pausas: É muito importante, aqui e ali, dar um descanso à cabeça. Ignorar estes pequenos intervalos só resultará numa perda de concentração e produtividade ao longo do dia.

Estabeleça prioridades: Definir prioridades é essencial para uma gestão eficaz do tempo. Por isso, faça uma lista de tudo o que tem por fazer e aprenda a determinar quais são as tarefas a que deve dar mais atenção.

Desligue as notificações: Estar constantemente ligado é uma enorme fonte de stress e ansiedade, garantem vários estudos científicos. Em alternativa, como solução para se proteger do foco digital, pode sempre usar uma agenda.

Mexa-se com regularidade: Outra coisa que fazemos muito pouco no nosso trabalho é exercício físico. E isso afeta não apenas a nossa saúde física como também a nossa saúde mental. Mexa-se, pela sua saúde!

Faça um brain dump: Se tentarmos armazenar demasiadas informações na nossa cabeça, o resultado será perdermos a noção das coisas, uma mente sobrecarregada e stress. Tente manter a cabeça o mais vazia possível.

Peça ajuda: O trabalho, como muitas outras coisas na vida, não pode fazer-se sozinho. Quer se trate de apoio prático ou de apoio emocional, não temos de o fazer sozinhos. Não se trata de parecer vulnerável nem fraco, trata-se de reconhecer o excesso de carga e pedir ajuda.

Seja indetetável: De cada vez que interrompe a tarefa que tem em mãos para ler uma mensagem recebida ou falar com um colega que se aproxima da secretária, leva vários minutos a recuperar a concentração. Pode limitar o número de interrupções tornando-se um pouco mais indetetável.

Cuide de si: Cuidar de nós próprios é darmos ao nosso corpo e à nossa cabeça o que eles precisam, dia após dia. É um pré-requisito para uma vida com sentido; e isto significa dar a nós mesmos permissão para colocarmos a nossa saúde mental e física em primeiro lugar.

Valorize as suas emoções: As emoções não são uma fraqueza, mas uma força. No Ocidente, lidamos com as nossas emoções de forma frenética. Há que prestar atenção à nossa intuição emocional e há que explorar todas as emoções ─ as boas e as más ─ e deixar que funcionem como uma bússola.

Não se isole: Todos nós somos criaturas sociais. Estamos programados para nos relacionarmos com os outros. E para nos sentirmos bem connosco próprios e para a nossa saúde mental, precisamos da presença de companheiros de grupo. Pessoas em quem nos possamos apoiar, a quem possamos pedir ajuda. Encontre e ligue-se à sua tribo.

Anterior O que dizem os leitores portugueses sobre A HERDEIRA DE SALAZAR
Próximo Conheça os protagonistas do romance A NOIVA ERRADA

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios