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10 formas de reduzir os níveis de stress - Alma dos Livros

10 formas de reduzir os níveis de stress

Vive Sem Stress e o Resto que se F*da, do psicólogo e autor bestseller Thijs Launspach chegou à 2ª edição, e aos tops de venda, em apenas um mês. Eminentemente prático e com uma abordagem divertida, o livro apresenta um conjunto de ferramentas simples e fáceis de usar, não apenas para quem procura combater ou evitar o stress, mas para todos aqueles que desejam uma vida mais tranquila e feliz.

Agenda sobrecarregada, correrias matinais e ao fim do dia, mil e uma tarefas, solicitações constantes… bem sabemos que nem sempre é fácil equilibrar o trabalho e a vida pessoal. Mas bom, isso não quer dizer que seja impossível. Por isso, com base nos conselhos de Thijs Launspach, deixamos abaixo 10 formas de reduzir os níveis de stress e acabar com os sentimentos de impotência e frustração.

  1. Autocuidar-se

Um dos primeiros passos da dar para lidar com o stress é tratar bem do nosso corpo, especialmente quando sentimos que não temos tanto tempo para o fazer.

  1. Respirar

Respirar é algo que fazemos sempre. No entanto, ao tornarmo-nos mais conscientes de como respiramos, conseguiremos reduzir os níveis de stress numa questão de minutos. A técnica 4-7-8 funciona incrivelmente bem. Inspire durante 4 segundos, retenha a respiração durante 7 segundos e expire durante 8 segundos.

  1. Desligar todas as notificações

Uma das maiores fontes de stress é a miríade de diferentes dispositivos que usamos ao longo do dia. É importante termos acesso a toda a informação, mas apenas quando formos nós a decidir.

  1. Não verificar o email mais do que três vezes por dia

Estudos demonstram que as pessoas que verificam o email apenas 3 vezes por dia são mais felizes. E verdade seja dita, antes do email ninguém passava o dia na entrada à espera do carteiro.

  1. Reconhecer e reagir aos sinais de alerta

O stress faz coisas diferentes a diferentes tipos de pessoas. Umas podem ter dor de cabeça e outras insónias, por exemplo. Só quando soubermos como é que o stress no afeta é que podemos agir eficazmente.

  1. Manter a mente o mais vazia possível

É muito fácil ficarmos assoberbados com a mente cheia. A maioria de nós tem muitas coisas a acontecer cá dentro a toda a hora. Manter a mente o mais vazia possível é essencial.

  1. Fazer planos como ninguém

Planear exige muito mais do que simplesmente fazer uma lista ou adicionar datas a um calendário. Um bom plano inclui uma visão geral de todas as tarefas e a definição de prioridades.

  1. “Suficientemente bom” é suficientemente bom

O stress advém, muitas vezes, de um sentimento de sobrecarga no trabalho, principalmente se formos perfeccionistas. Experimente baixar a sua própria fasquia: é provável que os outros nem reparem.

  1. Treinar a atenção

Quando a pressão aumenta, é crucial que se concentre na sua principal prioridade nesse momento. Numa altura de distrações constantes, ser capaz de focar a atenção é quase um super poder.

  1. Não fazer NADA mais vezes

Se não tivermos cuidado, a semana ficará totalmente preenchida num abrir e fechar de olhos, com coisas importantes, entusiasmantes e interessantes para fazer. Se sentirmos que não temos outra hipótese senão seguir os planos à risca – mesmo quando não temos energia ou vontade

– é provável que algo corra mal. Então que tal experimentar a nobre arte de cancelar coisas?

Se o tema lhe interessa e tem curiosidade em saber mais sobre este livro, leia um excerto aqui.

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