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5 BENEFÍCIOS + 1 DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - Alma dos Livros

5 BENEFÍCIOS + 1 DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Sabe-se hoje que a inteligência emocional é mais importante do que o QI no que diz respeito ao sucesso no trabalho. Trabalhar esta aptidão é fundamental para a sua saúde mental e também para alcançar os seus objetivos profissionais.

Está mais bem equipado para colaborar com quem o rodeia quando opera com uma IE (Inteligência Emocional) elevada, o que faz de si um elemento valioso para toda a equipa, afirma Mike Acker no livro Inteligência Emocional: O que é?. Isso conduz a promoções no emprego, mais oportunidades de liderança, relações melhoradas e maior alegria de vida.


Quais são os benefícios da Inteligência Emocional no contexto laboral?

Mais do que o mérito académico, uma IE elevada é essencial para determinar a saúde, a felicidade e o bem-estar geral de uma pessoa. E isso acontece porque se aprende a evitar conflitos, se tomam decisões justas e racionais, a equipa trabalha em harmonia, todos se sentem seguros e o ambiente é agradável. Quando chefes e colaboradores aplicam estas competências no ambiente de trabalho, a tendência é para que todos possam usufruir dos benefícios da inteligência emocional, tais como:

1. Comunicação clara e eficiente

Um colaborador com elevada inteligência emocional saberá cativar facilmente a atenção de quem o rodeia. A sua clarividência e capacidade de comunicação ajudá-lo-ão a ajustar eficazmente a sua mensagem-chave, facilitando as trocas de informação e a assimilação do respetivo conteúdo.

2. Maior produtividade

Qualquer pessoa que se conheça bem, que consiga lidar com momentos de stress, saiba ultrapassar a frustração de forma positiva, seja capaz de se motivar e colaborar é, inevitavelmente, mais produtiva.

3. Mais foco e concentração

Preocupações e abalos emocionais tendem a diminuir algumas capacidades cognitivas, incluindo a concentração. Por isso, trabalhar a inteligência emocional é aprender a controlar as suas emoções antes que sejam elas a controlar a situação.

4. Amplia a automotivação

Se as nossas emoções são o motor que nos impele, e se o autocontrolo e a autorregulação são o volante e os travões, a automatização é o acelerador. A motivação, como tantas outras coisas, pode ser criada e desenvolvida. A inteligência emocional é uma ótima ferramenta para descobrir novas paixões e fontes de motivação.

5. Conhecimento e gestão das próprias emoções

A qualidade, a efetividade e a prudência das reações dependem da capacidade de cada pessoa lidar com os seus sentimentos. Assim, compreender as emoções e as suas origens permite eliminar perceções negativas e agir com tranquilidade.

6. Compreender as emoções dos outros

Ninguém é obrigado a identificar as emoções dos outros, mas é inteligente ser capaz de fazê-lo. Na verdade, a empatia está no centro, e é o ponto central, da inteligência emocional. Aqueles que se destacam pela empatia têm maiores probabilidades de ser emocionalmente saudáveis, mais populares, obter melhores resultados e ter relações significativas.
E agora a melhor parte: a empatia, tal como a inteligência emocional, pode ser apreendida e treinada. O segredo é a persistência.

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