5 princípios imutáveis do marketing. Ideias valiosas e intemporais para criar produtos /empresas de sucesso.
As Leis do Marketing é um livro indispensável para todos aqueles que trabalham na área do marketing e da comunicação. Partindo de casos concretos, os autores partilham décadas de aprendizagem e conhecimento, que resumiram em 22 leis imutáveis. Eis 5 delas.
LEI DA LIDERANÇA
A base fundamental do marketing passa por criar uma categoria completamente nova. É a Lei da Liderança: é melhor ser o primeiro do que ser o melhor. É muito mais fácil entrar primeiro no pensamento das pessoas do que as tentar convencer de que alguém tem um produto melhor do que aquele que chegou primeiro.
A marca líder de qualquer categoria é quase sempre a que entrou primeiro na mente do consumidor. Hertz para aluguer de carros. IBM para computadores. Coca-Cola para refrigerantes.
LEI DA MENTE
A Lei da Mente acompanha a Lei da Perceção. Se o marketing é uma batalha de perceção e não de produto, então, a mente prevalece sobre o mercado. Todos os anos, milhares de pretensos empreendedores são ludibriados por esta lei. Alguém surge com uma ideia ou conceito que acredita ir revolucionar uma indústria, e pode até acontecer, mas o problema é conseguir que essa ideia ou conceito entre na mente do consumidor.
A decisão mais esbanjadora que podem fazer em marketing é tentar mudar a mente de alguém.
LEI DO SACRIFÍCIO
Se queremos ser bem-sucedidos, temos de desistir de alguma coisa. Há três coisas que podem ser sacrificadas: linha de produtos, mercado-alvo e mudança constante.
Se tentarmos seguir as voltas e reviravoltas do mercado, acabaremos fora da corrida. A melhor forma de manter uma posição consistente é não mudar nada.
LEI DOS ATRIBUTOS
No capítulo 6 (Lei da Exclusividade), frisámos que não podemos deter a mesma palavra ou posição que o nosso concorrente. Temos de encontrar a nossa própria palavra. Temos de procurar outro atributo.
O marketing é uma batalha de ideias. Por isso, se quisermos ser bem-sucedidos, teremos de direcionar os nossos esforços para a nossa própria ideia ou atributo. Se tal não acontecer, só nos restará ter preços reduzidos. Bastante reduzidos.
LEI DA SINCERIDADE
Quando admitimos um ponto negativo, o consumidor dá-nos um ponto positivo.
Uma das formas mais eficazes de entrar na mente de um consumidor é admitir um ponto negativo primeiro e, depois, transformá-lo num ponto positivo. Ainda assim, esta lei deve ser usada com cuidado e perícia.
O propósito da sinceridade não é pedir desculpa, mas abrir caminho para um benefício que convencerá o consumidor. Esta lei apenas vem comprovar a velha máxima: a honestidade é o melhor remédio.
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