Avançar
Crianças felizes e bem-sucedidas: a inspiração nórdica - Alma dos Livros

Crianças felizes e bem-sucedidas: a inspiração nórdica

No livro Como Educar um Viking, Helen Russell explora os segredos da parentalidade nos países nórdicos, revelando práticas elogiadas em todo o mundo. Uma das práticas mais surpreendentes destacadas no livro é o hábito de os bebés dormirem ao ar livre, mesmo em temperaturas que podem facilmente chegar aos -7°C. Esta tradição, comum nos países nórdicos, é vista como benéfica para a saúde e desenvolvimento das crianças. 

A este tópico surpreendente juntam-se outros igualmente impressionantes, tais como o incentivo ao manuseamento de facas e outros objetos afiados, por parte das crianças, desde tenra idade. Em linhas gerais, estas são as bases da educação nórdica: 

Sestas na rua: Os bebés dormem fora de casa, mesmo com temperaturas negativas, para fortalecer a saúde. Onde quer que se vá na Dinamarca, é comum encontrar lugares para estacionar o carrinho de bebé para uma sesta no exterior.

Uso de facas (em segurança): As crianças são convidadas desde pequenas a manusear ferramentas afiadas, promovendo assim a sua autoconfiança e resiliência.

Licenças parentais e equilíbrio familiar: O forte apoio às famílias, financeiro e não só, permite uma maior presença dos pais na educação dos filhos.

A natureza como sala de aula: Brincadeiras ao ar livre, independentemente do clima, são essenciais para o bem-estar infantil.

Vida comunitária: A mentalidade comunitária, que é o alicerce da sociedade nórdica, promove a preocupação com o bem comum. É aí que nasce o sentido de responsabilidade coletiva e a empatia. 

Além de oferecer uma amostra detalhada das práticas parentais nórdicas, Como Educar um Viking também desafia os leitores a refletirem sobre as suas próprias abordagens à educação infantil. Com sentido de humor e reflexões pertinentes, Helen Russell tem inspirado pais em todo o mundo a considerarem novas perspetivas na educação dos seus filhos. Agora chegou a nossa vez. 

Anterior Sugestões de leitura da nossa equipa
Próximo Alma Literária: vem aí um clássico!

Deixe um comentário

Comentário sujeito a aprovação.

* Campos obrigatórios