Avançar
LER PARA APRENDER - Alma dos Livros

LER PARA APRENDER

Quantos de nós sonham em tocar um instrumento, falar uma língua estrangeira, ser chefe de cozinha, escritor ou fotógrafo?

Os projetos de autoaprendizagem não são fáceis. Requerem planeamento, tempo e esforço. No entanto, as recompensas valem o esforço. E ser capaz de aprender coisas difíceis de forma rápida e eficaz é uma competência poderosa.

Aprender Rápido é um guia prático para dominar competências difíceis, preparar-se para o futuro e maximizar resultados. Quer se trate de aprender a cozinhar, tornar-se fluente numa língua diferente da sua ou apreender uma qualquer arte manual, este é o livro que vai ajudar o leitor no seu propósito.

Assim, deve começar por saber que existem nove princípios universais que estão subjacentes aos projetos de autoaprendizagem:

1. Meta-aprendizagem: Primeiro, desenhe um mapa. Comece por saber como aprender o assunto ou a competência que pretende abordar. Descubra como fazer uma boa pesquisa e como utilizar as suas competências anteriores para aprender as novas com maior facilidade.

2. Foco: Afie a faca. Cultive a capacidade de se concentrar. Reserve períodos para se focar em aprender e tornar a tarefa mais fácil.

3. Objetividade: Siga em frente. Aprenda fazendo aquilo em que se quer tornar bom. Não o troque por outras tarefas, apenas por serem mais convenientes ou confortáveis.

4. Exercício: Ataque o ponto mais fraco. Seja implacável na melhoria dos seus pontos mais fracos. Divida as competências complexas em pequenas partes; depois, domine as mesmas e volte a uni-las.

5. Recuperação: Teste para aprender. Os testes não são apenas uma forma de avaliar o conhecimento, mas também de o criar. Teste-se a si próprio antes de se sentir confiante e desafie-se a recordar ativamente a informação, em vez de a rever passivamente.

6. Feedback: Não se esquive dos socos. O feedback é duro e desconfortável. Saiba como utilizá-lo sem deixar que o ego se intrometa. Extraia o joio do trigo, para saber o que deve prestar atenção e o que deve ignorar.

7. Retenção: Não encha um balde furado. Compreender o que se esquece e porquê. Aprenda a lembrar-se das coisas não só agora, mas para sempre.

8. Intuição: Escave fundo antes de construir. Desenvolva a intuição através do uso e da exploração de conceitos e competências. Perceba como funciona a compreensão e não recorra a truques baratos de memorização que evitam um conhecimento aprofundado das coisas.

9. Experimentação: Explore fora da zona de conforto. Todos estes princípios são apenas pontos de partida. O verdadeiro domínio não resulta apenas de seguir o caminho trilhado por outros, mas de explorar possibilidades que ainda ninguém imaginou.

E lembre-se: a capacidade de adquirir competências difíceis de forma eficaz e eficiente é extremamente valiosa. Não só isso, mas as tendências atuais da economia, educação e tecnologia irão exacerbar a diferença entre os que possuem esta capacidade e os restantes.

«Aprender Rápido é uma leitura fascinante e inspiradora. O Scott compilou uma mina de ouro de estratégias práticas para aprender qualquer coisa depressa. Com as histórias e estratégias que o Scott partilha neste livro, já terá o conhecimento. Tudo o que resta é entrar em ação.» James Clear in Prefácio

Anterior Sugestões de leitura da nossa equipa
Próximo Alma dos Livros lança coleção literária

Deixe um comentário

Comentário sujeito a aprovação.

* Campos obrigatórios