Avançar
NOVO LIVRO de Manuel Clemente em pré-venda! Clique aqui.
NOVO LIVRO de Manuel Clemente em pré-venda! Clique aqui.
Os benefícios (físicos e mentais) da meditação - Alma dos Livros

Os benefícios (físicos e mentais) da meditação

Meditar é bom e faz bem, está cientificamente provado. Tranquilidade, leveza e paz interior. Se é nisso que pensa quando pensa nos benefícios da meditação, pois bem, tem razão. Meditar é um hábito saudável com efeitos físicos e mentais imediatos.

Confira alguns dos benefícios da prática da meditação já a seguir.

*Aumenta a concentração

São já vários os estudos disponíveis que indicam a meditação como fonte de concentração. Segundo alguns dos estudiosos do cérebro, meditar potencia o foco nas tarefas em curso e, paralelamente, respostas rápidas face aos diferentes desafios que se nos apresentam diariamente.

*Diminui o stress

Para muitos, é a grande mais-valia da meditação. O stress é a resposta natural do nosso corpo às exigências que nos são colocadas todos os dias. Quanto mais angustiados estamos pior nos sentimos; e isso tem consequências fisiológicas. A meditação ajuda-nos a lidar com o stress sem fugir da dor e do sofrimento de algumas situações, gerindo-os com mais leveza e sabedoria.

*Alivia a dor física e mental

No dia a dia quase não há tempo para abrandarmos. Trabalho, tarefas domésticas, filhos… querer chegar a todo o lado pode ser muito desgastante. Se a sobrecarga da mente e do corpo for grande, o corpo tende a adoecer. Para evitarmos que isso aconteça a meditação pode ser uma grande aliada. Um estudo recente confirmou mesmo que o estado de concentração proporcionado pela meditação é capaz de diminuir a pressão arterial em níveis consideráveis, principalmente em pessoas mais velhas.

*Melhora a memória

Meditar rejuvenesce as regiões do cérebro que envolvem a memória, o stress, a aprendizagem e as emoções. Vários cientistas apontam para a melhoria da massa cinzenta no hipocampo do cérebro, região onde há maior concentração de neurónios.

*Promove o bem-estar

Ao acalmar a mente, a meditação proporciona-nos uma enorme sensação de bem-estar. Tal acontece porque ao diminuir o nível de cortisol no nosso organismo não só reduzimos as fontes de stress como evitamos muitas outras doenças.

*Aumenta a produtividade

A meditação contribui para o aumento da concentração, para o conhecimento daquelas que são as nossas capacidades e limitações e, por conseguinte, para o nosso bem-estar e qualidade de vida no trabalho melhorando, por acréscimo, também a nossa produtividade.

*Melhora o sono

Tal como referido anteriormente, meditar ajuda-nos a diminuir os níveis de stress e a relaxar o que, consequentemente, também reduz a nossa ansiedade. Tudo isso contribui para noites tranquilas e verdadeiramente retemperadoras.

Para todos aqueles que querem iniciar-se na meditação ou já são praticantes dessa arte, sugerimos a leitura dos livros O Grande Livro da Meditação e Meditações Para a Manhã e Para a Noite, ambos de James Allen.

Anterior O guia comportamental capaz de transformar a sua vida

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios