Avançar
NOVO LIVRO de Manuel Clemente em pré-venda! Clique aqui.
NOVO LIVRO de Manuel Clemente em pré-venda! Clique aqui.
Óleos essenciais: os benefícios da aromaterapia. - Alma dos Livros

Óleos essenciais: os benefícios da aromaterapia.

Graças aos benefícios cientificamente comprovados da aromaterapia, os óleos essenciais fazem hoje parte da rotina de milhares de portugueses.

Embora o efeito antisséptico de alguns óleos essenciais datem de 1887, só recentemente é que a Organização Mundial de Saúde reconheceu a aromaterapia como um recurso terapêutico alternativo dentro da medicina.

Do fortalecimento do sistema imunológico à redução dos níveis de stress, qualquer que seja a forma de utilização escolhida, são muitos os benefícios do uso dos óleos essenciais. Inalação, evaporação, aromatização ou uso tópico, basta escolher.

Quanto às vantagens da aromaterapia, termo cunhado pelo engenheiro químico francês Gattefossé em 1935, são várias e estendem-se da mente ao corpo.

Eis alguns dos principais benefícios da aromaterapia:

  • Melhora a qualidade do sono,
  • Reduz os níveis de stress e de ansiedade
  • Aumenta os níveis de concentração
  • Ajuda no tratamento de inflamações do corpo
  • Alivia problemas respiratórios
  • Estimula o sistema imunológico
  • Reduz dores musculares
  • Facilita estados de relaxamento
  • Atenua dores de cabeça e náuseas

Na prática, a aromaterapia serve para ajudar a lidar com problemas de índole variada, tanto físicos como mentais. Para amenizar dores, tratar doenças respiratórias, combater insónias ou induzir sensações relaxantes, basta saber qual o óleo essencial mais adequado para esse efeito.

O óleo de lavanda, por exemplo, apresenta efeitos relaxantes e ajuda a induzir o sono, tal como o de camomila ou o de manjerona. Já o óleo de limão é sugerido para o desenvolvimento cognitivo e tanto o de eucalipto como o de hortelã-pimenta para as doenças respiratórias. Para quem tem problemas de ansiedade, recomenda-se o uso do óleo essencial de jasmim, lavanda ou erva-cidreira.

Já para quem quer saber mais sobre aromaterapia é aconselhada a leitura do livro Guia de Aromaterapia e Óleos Essenciais, de René-Maurice Gattefossé. Aí encontrará um verdadeiro manancial de informação sobre os usos terapêuticos de cada óleo e mais de cinquenta estudos de caso.

Se o tema lhe interessa, não fique por aqui, leia o livro.

Anterior O guia comportamental capaz de transformar a sua vida

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios