Avançar
Qual o impacto dos traumas de infância na vida adulta? - Alma dos Livros

Qual o impacto dos traumas de infância na vida adulta?

Raramente o que acontece na infância fica na infância, sobretudo eventos traumáticos como o abuso físico, sexual ou emocional, a negligência ou separação dos pais, a violência doméstica, o bullying ou a perda de alguém especial. 

Perante situações deste género, muitas crianças reagem ao stress criando mecanismos de sobrevivência que podem dar origem a vários comportamentos (isolamento, negação, violência) e sentimentos (culpa, vergonha, medo e confusão), que são, depois, transportados para a vida adulta.

No seu livro A Vida Depois do Trauma, Peter Levine explora os seus próprios traumas de infância e apresenta um caminho para a superação. Além disso, o autor detalha como as suas vivências pessoais e observações clínicas ao longo de 50 anos contribuíram para a criação de um método inovador de tratamento de traumas: a Experiência Somática.

Para dar início ao processo de cura, é fundamental aceitar todas as vivências antigas e libertar as memórias corporais associadas aos traumas de infância. E, para isso, o autoconhecimento, a autocompaixão, a terapia e o bem-estar emocional são essenciais.

Se há marcas invisíveis do passado na sua vida, o livro de Peter Levine é a prova de que há vida depois do trauma. Com ele, qualquer pessoa poderá dar início a um processo de superação e renascimento, transformando a dor em crescimento pessoal.

 

Próximo Sugestões de leitura da nossa equipa

Deixe um comentário

Comentário sujeito a aprovação.

* Campos obrigatórios