Avançar
10 estratégias simples para aumentar a sua paciência - Alma dos Livros

10 estratégias simples para aumentar a sua paciência

Muita gente tem imensa vontade de ser mais paciente na sua vida, mas parece evidente que quanto mais depressa andamos, menos paciência temos. Isto torna‐se um problema porque, como sabemos, a vida é feita de atrasos inevitáveis. Por isso, se quer dominar a arte de saber esperar ponha em prática estas 10 estratégias simples.

Escolhemos 10 das 20 apresentadas por M. J. Ryan, autora do livro A Arte de Saber Esperar, que recomendamos sem reservas a todos os leitores que querem acabar de vez com a sua impaciência.

1. O velho conselho de contar até dez antes de falar (sobre‐ tudo numa situação complicada) funciona mesmo. É uma oportunidade para se lembrar de quais são as suas prioridades, acalmando‐o e dando‐lhe tempo de encontrar uma solução para a discussão.

2. Se está a trabalhar num projeto demorado, considere sempre primeiro o que já fez em vez do que lhe falta. A abordagem do «copo meio cheio» aumenta a sua paciência porque ativa a sua positividade. Como alguém disse uma vez, a propósito de construir um barco: «Nunca penso no quanto irá demorar a acabar, mas sim no que já está feito.»

3. Está perto de chegar ao seu limite? Vá dar uma caminhada a passo enérgico, ou mesmo uma corrida. Assim, as hormonas de stresse acumuladas no seu sistema vão diminuir e é mais provável que esteja mais paciente quando regressar.

4. O velho conselho de contar até dez antes de falar (sobre‐ tudo numa situação complicada) funciona mesmo. É uma oportunidade para se lembrar de quais são as suas prioridades, acalmando‐o e dando‐lhe tempo de encontrar uma solução para a discussão.

5. Quando tiver de esperar muito tempo numa fila, tire umas férias imaginárias. Visualize o lugar mais calmo que conseguir e sinta, ouça e veja‐se a si próprio lá. Em vez de se focar no tempo de espera, aproveite esta escapadinha mental para os Alpes ou para o Taiti.

6. Os seus filhos e o seu companheiro estão a enervá‐lo? Pense em como gostaria de ser recordado. No seu leito de morte, as últimas palavras do seu pai seriam de agradecimento pela sua gentileza? O seu filho agradecer‐lhe‐ia por tê‐lo ensinado tanto? Quando as relações com os outros se complicam, pense no legado que gostaria de deixar quando partisse para que a sua paciência aumente.

7. Quando tem de esperar muito para que algo se concretize – um grande projeto no trabalho, por exemplo – celebre as pequenas vitórias. Escreveu dez páginas de um relatório? Vá almoçar fora. Quando nos recompensamos pelo que já conseguimos fazer até ao momento, a nossa resiliência para enfrentar o que temos pela frente aumenta.

8. Encontre uma frase inspiradora e cole‐a no seu computador, no espelho da casa de banho ou no automóvel. Quando sentir que a sua paciência se está a esgotar, leia‐a para obter uma dose de reforço instantânea.

9. Peça ajuda. Muitas vezes, perdemos a paciência porque estamos sobrecarregados. Não existem medalhas atribuí‐ das no fim da vida para o volume de trabalho que enfrentamos, particularmente se o fizer enquanto está numa crise de nervos.

10. Tempos difíceis no escritório? Procure música e imagens que o acalmem na Internet, bem como exercícios de relaxamento que possa fazer sentado secretária.

Anterior NUNCA FIQUES ONDE JÁ NÃO ESTÁS: já na 8ª edição
Próximo Sugestões de leitura da nossa equipa

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios