Muita gente tem imensa vontade de ser mais paciente na sua vida, mas parece evidente que quanto mais depressa andamos, menos paciência temos. Isto torna‐se um problema porque, como sabemos, a vida é feita de atrasos inevitáveis. Por isso, se quer dominar a arte de saber esperar ponha em prática estas 10 estratégias simples.
Escolhemos 10 das 20 apresentadas por M. J. Ryan, autora do livro A Arte de Saber Esperar, que recomendamos sem reservas a todos os leitores que querem acabar de vez com a sua impaciência.
1. O velho conselho de contar até dez antes de falar (sobre‐ tudo numa situação complicada) funciona mesmo. É uma oportunidade para se lembrar de quais são as suas prioridades, acalmando‐o e dando‐lhe tempo de encontrar uma solução para a discussão.
2. Se está a trabalhar num projeto demorado, considere sempre primeiro o que já fez em vez do que lhe falta. A abordagem do «copo meio cheio» aumenta a sua paciência porque ativa a sua positividade. Como alguém disse uma vez, a propósito de construir um barco: «Nunca penso no quanto irá demorar a acabar, mas sim no que já está feito.»
3. Está perto de chegar ao seu limite? Vá dar uma caminhada a passo enérgico, ou mesmo uma corrida. Assim, as hormonas de stresse acumuladas no seu sistema vão diminuir e é mais provável que esteja mais paciente quando regressar.
4. O velho conselho de contar até dez antes de falar (sobre‐ tudo numa situação complicada) funciona mesmo. É uma oportunidade para se lembrar de quais são as suas prioridades, acalmando‐o e dando‐lhe tempo de encontrar uma solução para a discussão.
5. Quando tiver de esperar muito tempo numa fila, tire umas férias imaginárias. Visualize o lugar mais calmo que conseguir e sinta, ouça e veja‐se a si próprio lá. Em vez de se focar no tempo de espera, aproveite esta escapadinha mental para os Alpes ou para o Taiti.
6. Os seus filhos e o seu companheiro estão a enervá‐lo? Pense em como gostaria de ser recordado. No seu leito de morte, as últimas palavras do seu pai seriam de agradecimento pela sua gentileza? O seu filho agradecer‐lhe‐ia por tê‐lo ensinado tanto? Quando as relações com os outros se complicam, pense no legado que gostaria de deixar quando partisse para que a sua paciência aumente.
7. Quando tem de esperar muito para que algo se concretize – um grande projeto no trabalho, por exemplo – celebre as pequenas vitórias. Escreveu dez páginas de um relatório? Vá almoçar fora. Quando nos recompensamos pelo que já conseguimos fazer até ao momento, a nossa resiliência para enfrentar o que temos pela frente aumenta.
8. Encontre uma frase inspiradora e cole‐a no seu computador, no espelho da casa de banho ou no automóvel. Quando sentir que a sua paciência se está a esgotar, leia‐a para obter uma dose de reforço instantânea.
9. Peça ajuda. Muitas vezes, perdemos a paciência porque estamos sobrecarregados. Não existem medalhas atribuí‐ das no fim da vida para o volume de trabalho que enfrentamos, particularmente se o fizer enquanto está numa crise de nervos.
10. Tempos difíceis no escritório? Procure música e imagens que o acalmem na Internet, bem como exercícios de relaxamento que possa fazer sentado secretária.
Deixe um comentário