Avançar
A Criada Está a Ver já disponível. Clique Aqui!
A Criada Está a Ver já disponível. Clique Aqui!
4 regras essenciais para vencer nos negócios e na vida - Alma dos Livros

4 regras essenciais para vencer nos negócios e na vida

Ter uma carreira profissional bem sucedida é algo que todos desejamos. Para os autores do livro Mente de Campeão, tal não é difícil de alcançar, basta ter um plano de carreira e adotar 4 comportamentos indispensáveis (aos quais devemos juntar outros 7 vantajosos) - que partilhamos já a seguir. 

Para François Ducasse e Makis Chamalidis, Mente de Campeão não aborda apenas a vertente do desempenho; interessa-se igualmente pelos valores veiculados pelo desporto. Segundo eles, para se ter mente de campeão, é preciso saber aliar a arte às ações, a combatividade ao fair play. O desporto é uma escola de combate, salientam. O objetivo é ensinar a ganhar, mas também ensinar a combater com amor pelo combate, não com ódio pelo outro. “Queremos mostrar, acima de tudo, que os maiores campeões e os maiores desempenhos existem quase sempre a par de uma certa elegância, e até de um certo sentido estético,” afirmam. 

 

ESTES SÃO OS 4 COMPORTAMENTOS INDISPENSÁVEIS À GESTÃO DE QUALQUER CARREIRA: 

Ser ativo na pesquisa 

Tenho curiosidade e avidez por tudo aquilo que me pode ajudar a progredir e a ultrapassar o obstáculo seguinte. Nunca perco de vista o meu objetivo e o meu projeto. Estou de tal modo ligado a eles que, às vezes, as coisas se tornam numa busca obsessiva. Sou obcecado pela minha técnica. Dou voltas aos meus problemas até conseguir encontrar uma solução. Continuo a pesquisar, mesmo quando ganho e quando tudo corre bem.

 

Capacidade para adotar novas informações 

Não vale a pena repetir muitas vezes as mesmas indicações. A minha capacidade de escuta e de assimilação permitem integrar rapidamente aquilo que me é pedido. Sou exigente e, se conseguir, torno-me um «Fórmula 1», alguém que reage depressa e de modo preciso aos detalhes e às pequenas afinações.

 

Afirmar o seu caráter 

Não estou aqui para obedecer à lei dos outros, mas antes para marcar o meu território, sobressair, assumir a minha singularidade (a minha diferença). Mesmo que isso não agrade a toda a gente, tenho as minhas convicções e o meu posicionamento é claro: mesmo que fique isolado e me torne o «mau aluno», estou pronto para defender as minhas ideias até ao fim. Sei bem que é este lado diferente que pode, em determinadas alturas da minha carreira, fazer avançar o meu projeto ou o meu jogo. De qualquer dos modos, mais do que se for sempre o «bom aluno», que só faz aquilo que lhe mandam. Ter caráter não é apenas conseguir opor-se, é também desenvolver qualidades humanas: ser alguém íntegro, leal, que se lembra daqueles que o ajudaram, saber correr um risco.

 

Saber «desenhar o seu caminho» 

É muito difícil sair do meu caminho porque dou prioridade ao meu projeto, sem me dispersar e dissipar energia preciosa. Quando trabalho, não me deixo distrair facilmente porque devo avançar. Aconteça o que acontecer: continuo determinado e vou em frente! Mesmo que isso implique, por vezes, ficar sozinho, porque foi preciso afastar aqueles que atrasavam o projeto.

Anterior Livros que derretem corações
Próximo Quer saber como não ficar doente? Atente nos conselhos do Doutor Bikman.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios