Avançar
A sinistra saga da família Romanov

A sinistra saga da família Romanov

 «Não me arrependo de nada. Não estou desanimado. As mãos dos meus netos hão de chegar mais longe do que as minhas e talvez possam alcançar um mundo melhor.»

Grão-Duque Aleksandr Mikhailovich

Aleksandr era primo, cunhado, conselheiro e amigo íntimo do Czar Nikolai II (cresceram juntos). Partilhou com ele alguns dos momentos mais decisivos da História. Nós, Os Romanov é um relato fascinante, um testemunho em primeira mão dos últimos dias do império. O grão-duque, homem inteligente e equilibrado, foi capaz de descrever um pedaço da História extremamente importante de uma perspetiva honesta e privilegiada que, de outra forma, teria sido perdida.

«Volto a pensar nos companheiros da minha juventude, tentando visualizá-los não como eram nos últimos dias da tragédia, mas como os conheci nos dias mais brilhantes das nossas vidas. Nos meus sonhos, vejo muitas vezes Nicky, Georgie, Sergei e eu, deitados na erva alta e húmida do parque imperial perto de Moscovo, a conversar preguiçosa e alegremente sobre esse futuro misterioso e incrivelmente belo que tem o hábito de acender as suas fogueiras de sinalização no horizonte.

Um pouco de paciência e havemos de o alcançar, todos nós.» 

Grão-Duque Aleksandr Mikhailovich

O Grão-Duque Aleksandr Mikhailovich da Rússia nasceu em 13 de abril de 1866 e era um dos membros mais preeminentes da família Romanov. Neto do Czar Nikolai I, casou com a Grã-Duquesa Xenia Aleksandrovna, irmã do último czar, Nikolai II, de quem o grão-duque foi conselheiro próximo.

Oficial da Marinha, Aleksandr desempenhou um papel importante na criação da aviação militar russa, tendo iniciado a escola de aviação de oficiais, perto de Sebastopol, em 1920. E foi também chefe do Serviço Aéreo Imperial Russo no decurso da Primeira Guerra Mundial.

«Provavelmente o melhor livro de memórias de uma das últimas monarquias absolutas. Se gosta de um testemunho histórico bem escrito e relatado por alguém que realmente esteve lá, leia este livro!» Amazon, 5 Estrelas

 

Anterior A ascensão e o declínio da civilização greco-romana
Próximo A saga épica de um livreiro

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios