Avançar
Descubra os próximos lançamentos. Clique aqui.
Descubra os próximos lançamentos. Clique aqui.
12 passas, 12 desejos: feliz 2024 para todos! - Alma dos Livros

12 passas, 12 desejos: feliz 2024 para todos!

Estamos quase na noite da passagem de ano e as 12 passas já estão a postos. Estes são os nossos desejos para 2024. E os seus quais são?

1. Ler mais livros

Ler mais livros é uma das resoluções mais populares para o novo ano, e ainda bem! Porque ler é bom e faz bem, sobretudo em papel, conforme atestam vários estudos recentes.

2. Ter mais tempo para ler

Na lufa-lufa do dia a dia, é difícil arranjar tempo para aquilo que nos dá mais prazer, incluindo ler. Por isso, muitas pessoas desejam ser capazes de parar para ler, nem que seja apenas 20 minutos por dia. Estabelecer um tempo e fazer por cumpri-lo é o primeiro passo para o conseguir.

3. Rever a TBR

Os amantes de livros sabem que este desejo pode ser utópico, já que a lista de livros a ler cresce quase sempre mais depressa do que a lista dos livros lidos. É ou não é assim?

4. Organizar as estantes

Há quem tenha os livros organizados por editora, por temática, por ordem alfabética e até pela cor da lombada, mas a maior parte das estantes transborda de caos livros. Mas não perca a esperança, ponha esta tarefa na lista de tarefas a realizar este ano.

5. Arriscar em géneros novos

É o típico desejo que costuma ser descurado, tudo porque é difícil sair da zona de conforto. Ainda assim, os livros são o melhor transporte para terras distantes, culturas distintas, povos que mal conhecemos. Este ano, deixemo-nos conquistar por livros e géneros diferentes.

6. Participar num Clube de Leitura

Pode ser a grande resolução para 2024 dos que adoram ler e falar sobre livros. Os clubes de leitura são o sítio ideal para fazer novos amigos, conviver, e ler. Todos juntos.

7. Ler (mais apenas) por prazer

Ler por prazer causa satisfação e é o melhor incentivo que existe para se continuar a ler. A menos que tenha compromissos profissionais ou de formação que recomendem a leitura de certos livros, ler mais por prazer é a resolução que deve fazer parte da lista de desejos de todos os anos.

8. Registar as suas leituras

Títulos, nome do autor, número de páginas, pequenas notas ou comentários extensos, se gosta de ir apontando os livros que lê, o melhor é procurar um Caderno de Leituras para se organizar melhor. Vale sempre a pena, até para nos lembrarmos dos livros emprestados - e a quem.

9. Conhecer e saber o nome dos livreiros

Atreva-se a meter conversa com aquele/a livreiro/a que costuma encontrar na sua livraria habitual. Vale sempre a pena trocarmos impressões com quem tem paixão pelos livros.

10. Escrever aos autores que aprecia

Regra geral, todos os autores gostam de saber o que os leitores pensam acerca do seu trabalho. Envie-lhes um email ou talvez mesmo uma carta manuscrita. Quem sabe se não tem uma simpática resposta na volta do correio?

11. Ver o filme primeiro

O livro é quase sempre melhor, certo? Então, assegure-se que lê o livro antes da sua adaptação para o grande ecrã. E depois divirta-se a encontrar as diferenças!

12. Oferecer mais livros de presente

Oferecer livros fora das épocas festivas é certamente uma agradável surpresa para quem os recebe. Experiente surpreender alguém durante uma semana normal, num encontro para um café ou um encontro mais demorado, e veja a reação da outra pessoa. Por isso, este é um desejo muito especial. Não se esqueça dele quando soarem as doze badaladas!

Estes são os nossos 12 desejos livrólicos para 2024. Está tudo ou esquecemo-nos de algum?

Anterior Como lidar com os problemas da vida
Próximo Autora do bestseller A CRIADA regressa com mais um thriller imperdível

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios