Avançar
Descubra os próximos lançamentos. Clique aqui.
Descubra os próximos lançamentos. Clique aqui.
23 de janeiro, Dia Mundial da Liberdade. - Alma dos Livros

23 de janeiro, Dia Mundial da Liberdade.

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” (artigo 1º)

Quer isto dizer que todo o ser humano nasce livre e tem a capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração “sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação”, tal como referido no artigo 2º.

Assim, a liberdade é pois um direito básico de todos os seres humanos para agir de acordo com a sua consciência e opções de vida, sempre dentro dos limites da lei. 

Para Mário Caetano, autor do livro Liberdade, todos devemos olhar para dentro de nós mesmos, percebendo o que nos aprisiona e o que nos liberta. A partir do momento em que somos verdadeiramente livres, cada dia transforma-se numa oportunidade. 

Os textos deste livro promovem a reflexão sobre diversos pontos que influenciam a nossa vida, e que, quando tocados conscientemente, dão-nos a possibilidade de fazer novas escolhas. Bastam 3 minutos de meditação por dia. 

Cada um dos seus textos pode ser lido de maneira independente, e todos incidem sobre os mais diversos aspetos da vida. Trazem-nos pensamentos breves e profundos, repletos de significado e que nos dão, a cada palavra, a oportunidade de encontrarmos a liberdade individual que tanto desejamos. Uma leitura oportuna e sempre atual, sem dúvida!

Anterior HOLOCAUSTO E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Próximo Primeira Classe: o que diz quem já leu?

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios