Avançar
A Arte de Saber Escrever: 5 truques infalíveis para comunicar com sucesso. - Alma dos livros

A Arte de Saber Escrever: 5 truques infalíveis para comunicar com sucesso.

«Existem três regras para se escrever um romance. Infelizmente, ninguém sabe quais são.» W. Somerset Maugham

Seja para escrever um livro, uma tese, uma ata ou mesmo um simples email, conhecer as regras é meio caminho andado para uma comunicação bem-sucedida. Apesar de não existirem fórmulas mágicas, é importante saber por onde começar, quais os preceitos fundamentais, que estilo usar e, sobretudo, como tornar a mensagem simples e eficaz.

William Strunk Jr., autor do bestseller A Arte de Saber Escrever, relembra cinco preceitos básicos:

  • Não parta frases em duas

Por outras palavras, não use pontos finais no lugar de vírgulas. Ou seja, utilize a pontuação corretamente, especialmente o ponto e a vírgula e, sempre que possível, privilegie frases curtas.

  • Não exagere

Explicar demasiado é um erro, assim como o exagero. Quando exagera, o leitor fica imediatamente alerta. Enfatizar algumas partes do texto funciona, mas já o exagero deve ser usado com parcimónia.

  • Ponha as frases na afirmativa

Evite uma linguagem maçadora, desenxabida, hesitante e evasiva. Faça asserções definitivas e não se esqueça de que palavras negativas sem ser «não» são normalmente fortes.

  • Escreva com nomes e verbos

Escreva com nomes e verbos, não com adjetivos e advérbios. Erros ortográficos e gramaticais podem colocar em causa todo o texto, mas o uso de adjetivos e advérbios é algo que deve reconsiderar. 

  • Evite palavras caras

Evite as palavras elaboradas, pretensiosas, afetadas e fofinhas. Não se deixe tentar por uma palavra de vinte euros quando está uma de dez cêntimos à mão, pronta e capaz.

Anterior #WeRemember. O mundo jamais esquecerá.
Próximo «Os Homens Não Choram» selecionado pelo Plano Nacional de Leitura

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios